terça-feira, 30 de outubro de 2012

William Tyndale, O Mundo Não Era Digno Dele!

Sermão Biografia em Homenagem ao dia da Reforma Protestante 31/10 
Titulo:William Tyndale, O Mundo Não Era Digno Dele!
Pregado na manhã de Domingo, do dia 6 de Novembro de 2011
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros



Hebreus 11 nos mostra a importância de lembrarmos e conhecermos as vidas de pessoas que viveram pela mesma fé que nós temos, homens e mulheres que ‘esperavam uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, pois preparou-lhes uma cidade´(Hb 11:16).
Quando lemos sobre os heróis da fé somos encorajados a nos livrar ‘de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e correr com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé’ (Hb 12:1-2).
Somos encorajados através das biografias de homens e mulheres fiéis a Deus, pois essas pessoas são homens e mulheres como qualquer outra pessoa, a única diferença é que eles ‘diante da morte, não amaram a própria vida’ (Ap 12:10).
Em dias que os cristãos crescem cada vez mais em ignorância bíblica e da sua própria história, dias que as pessoas que se denominam cristãs sabem mais sobre artistas de TV, esportistas e da vida alheia das pessoas a necessidade de se estudar a história da igreja e estudar os grandes homens e mulheres que mudaram a nossa história se torna uma necessidade ainda mais urgente. Por isso neste domingo estudaremos a vida de Tyndale. 

I – ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS QUE ANTECIPARAM A REFORMA E A VIDA DE TYNDALE:
· A reforma protestante começou bem antes de Lutero e Calvino. “De 1305 até 1517 protesto e tentativa de reforma já desafiavam a autoridade da igreja romana” (Cairns – Christianity Through the Centuries – Zondervan, pg. 239).
· Sérios problemas com a igreja católica romana preparam o caminho da Reforma– “Cativeiro Babilônico” (Papa mudou para a França); o Grande Cisma do Ocidente (mais de um papa); Altos Impostos Papais (2 papas).
· Surgimento dos Místicos – pessoas desejando ter contato com Deus
· O Renascimento Italiano (século 14) trouxe o interesse pelo estudo – uma nova forma de estudo surgiu com o estudo profundo das culturas do passado. Os textos originais foram explorados. 1514 – primeiro texto grego do Novo Testamento impresso por Francisco de Cisneros (Ximénez); John Colet (1467-1519) estudo literal das cartas Paulineas (não interpreta de forma alegórica) – fez parte dos reformadores de Oxford; John Reuchlin (1455-1522) estudou na Itália e teve grande interesse no hebraico - criou um dicionário e uma gramática do hebraico (isso ajudou outros estudiosos); Erasmo (1466-1536) era mais um humanista do Renascimento do que um reformador (os humanistas zombavam enquanto os reformadores denunciavam os pecados da igreja católica romana) – Erasmo publicou Novo Testamento em grego em 1516 (Ximénez que havia publicado o Novo Testamento em grego em 1514 não podia imprimir e vender até a aprovação do papa, diferente de Erasmo).
· Muitas mudanças políticas, sociais, econômicas, intelectuais e geográficas ocorreram na Europa durante os anos de 1400-1600.
PRINCIPAIS HOMENS E MOVIMENTOS QUE ANTECEDERAM TYNDALE:
· Um movimento conhecido como os Waldensianos provavelmente foi fundado no século XI por Pedro Waldo. Pregadores viajantes conhecidos como os Homens Pobres de Lyons enfatizaram o estudo e a pregação da Bíblia. Traduziram o Novo Testamento para a língua comum do povo, rejeitaram as doutrinas católicas do sacerdócio e purgatório, e defenderam à volta às Escrituras como a única autoridade na religião.
· Na Inglaterra, João Wiclif/Wycliffe (1324-1384), um professor bem-conhecido da Oxford, também desafiou a autoridade do papado. Durante o Papado de Avinhão, ele argumentou que todo o domínio legítimo vem de Deus e é caracterizado pela autoridade exercida por Cristo na terra – não de ser servido mas sim, de servir. Durante o Grande Cisma, Wycliffe ensinou que a verdadeira igreja de Cristo, em vez de consistir em um papa e hierarquia da igreja, é um corpo invisível dos eleitos. Ele promoveu o estudo das Escrituras sobre a tradição da igreja. E ensinou que as Escrituras devem ser colocadas nas mãos dos eleitos, e na sua própria língua. Assim Wycliffe fez uma tradução inglesa em aproximadamente 1384. No fim, Wycliffe foi condenado por heresia, mas sua influência continuou. Seus seguidores, chamados de lolardos espalharam seus ensinamentos como um movimento oculto na Inglaterra. Rejeitaram a doutrina da transubstanciação, a veneração de imagens, o celibato do clero e outras doutrinas católicas como abominações. Foram uma influência importante na Inglaterra na véspera da Reforma Protestante.
· Uma outra voz clamando pela reforma foi a de João Huss (1369-1415), um pregador e estudioso boêmio. Influenciado pelos escritos de Wycliffe, Huss argumentou que a verdadeira igreja não era a instituição como definida pelo catolicismo, mas o corpo dos eleitos sob a liderança de Cristo. Ele insistiu que a Bíblia é a autoridade final pela qual o papa e qualquer cristão será julgado. Huss foi queimado por heresia em 1415, aproximadamente um século antes da resistência de Lutero em Wittenberg. O movimento Husita continuou a crescer depois da morte do seu líder, preparando o caminho para a Reforma Protestante.
· Martinho Lutero já havia começado a instigar a Grande Reforma (31/10/1517 – 95 teses e em 1517).
Olhando para a história vemos como Deus em sua inimaginável soberania e sabedoria já estava planejando tudo para a vida e missão de Tyndale!

II - A VIDA DESSE GIGANTE:
· Muito pouco se sabe sobre a infância de William. Ele nasceu por volta de 1494 na Inglaterra – próximo ao País de Gales.
· 1512 – Tyndale foi para universidade de Oxford para estudar Artes (conseguiu um bacharel).
· 1515 – Mestre em Artes e começou a estudar teologia.
· 1517-1521 – estudou em Cambridge onde teve contato com os ensinos de Erasmo, que ensinou grego lá entre 1511-1512.
· William Tyndale tinha fluência em 7 línguas: francês, alemão, inglês, italiano, latim, hebraico e grego bíblico.
· Por volta de 1522, com 28 anos - Tyndale foi morar na casa de um homem de muito prestígio – John Walsh. Lá ele trabalhava como o tutor dos filhos do Sr. Walsh. Foi durante esse tempo que ele viu quão pouco as pessoas e os sacerdotes religiosos conheciam da Palavra. Muitos homens religiosos jantavam na casa de John Walsh e durante as refeições Tyndale aproveitava para conversar e debater sobre a importância da Bíblia. A grande maioria ficava irada com as ideias dele. Numa dessas discussões ele proferiu as seguintes palavras, “Desafio o papa e todas as suas leis; e se Deus me poupar a vida por muitos anos, levarei um garoto que conduz o arado a conhecer mais a Escritura do que vós.
· Durante esse tempo ele decidiu traduzir o Novo Testamento para o inglês – mas isso era contra a lei inglesa.
· Em 1524 Tyndale teve que fugir para a Alemanha, onde ele começou a tradução do Novo Testamento. Na Alemanha Tyndale e Lutero se conheceram (estudou hebraico com Lutero?).
· Em 1525 ele terminou o Novo Testamento.
· Em 1526 Tyndale terminou de imprimir o Novo Testamento (em Worms) e começou a enviar para a Inglaterra como contrabando. Todos os cidadãos que eram encontrados com essas cópias eram mortos e as Bíblias queimadas.
· Em 1526 nós temos o primeiro Novo Testamento traduzido do grego para o inglês (1521 Lutero havia traduzido para o alemão; antes de Tyndale os lollardos e Wycliffe havia traduzido alguns manuscritos a mão – durante duzentos anos, a única tradução da Bíblica grega e hebraica foi a Vulgata em latim, e poucas pessoas entendiam).
· Em 1530 ele terminou de traduzir o Pentateuco. Antes disso o barco em que ele estava viajando naufragou e ele perdeu todo o material, mas isso não o desanimou! Ele conseguiu imprimir o Pentateuco.
· Em 1534 ele produziu um Novo Testamento agora revisado – ‘a glória de sua vida’.
· 21 de maio de 1535 – Tyndale foi traído por Henry Philips. Foi preso e levado ara o castelo Vilvorde (9 km norte de Bruxelas). Ficou preso por 18 meses nesse castelo.
· Em setembro de 1535 William escreveu uma carta a um oficial do castelo dizendo, “Imploro a vossa senhoria e ao Senhor Jesus que se for para eu permanecer aqui durante o inverno, que o senhor peça ao comissário para fazer a gentileza de me enviar, dos meus bens que estão com ele, um gorro mais quente; pois sofro muitíssimo de frio na cabeça e estou afligido por um catarro perpétuo... um casaco mais quente também... um pedaço de pano para eu remendar minhas perneiras. Meu sobretudo está gasto... E peço que me permita ter uma lâmpada à noite; na verdade é monótono ficar sentado sozinho no escuro. Mas, acima de tudo, imploro e suplico sua clemência para estar logo com o comissário para que ele, bondosamente, permita que eu tenha minha Bíblia hebraica, a gramática hebraica e o dicionário hebraico, para que eu possa passar o tempo nesse estudo... Mas se for tomada alguma outra decisão a meu respeito para ser executado antes do inverno, serei paciente, permanecendo na vontade de Deus para a glória da graça do meu Senhor Jesus Cristo, cujo espírito (oro) possa sempre guiar seu coração. Amém. W. Tindalus” (Piper, pg. 55).
· Em agosto de 1536 William Tyndale foi sentenciado como um herege. SeuS inimigos alegaram que a Bíblia de Tyndale estava cheia de erros e heresias.
· Em 6 de outubro de 1536 – aos 42 anos de idade - Tyndale, sob a lei de Haeretico Comburendo(queima de hereges) ele foi amarrado a uma estaca, estrangulado e depois queimado.
· Durante o processo de sua morte Tyndale clamou em alta voz, “Senhor! Abra os olhos do rei da Inglaterra!”.
III – O LEGADO DA TRADUÇÃO DE TYNDALE:
A tradução de Tyndale foi tão precisa e tão maravilhosa que 9/10 de sua tradução permaneceu na King James Version (1611).
Traduções marcantes de Tyndale:
E disse Deus: Haja luz Gn 1:3
sou eu o responsável por meu irmão? Gn 4:9
Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados Mt 5:4
Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome Mt 6:9
O espírito está pronto, mas a carne é fraca Mt 26:41
E muitas outras frases tão conhecidas e recitadas são fruto do árduo trabalho de Tyndale!
IV – IMPORTANTE LIÇÕES DA VIDA DESSE HOMEM:
1 - A IMPORTÂNCIA DE VOLTARMOS A VALORIZAR A PALAVRA:
A vida, morte e paixão de Tyndale chamam a igreja a voltar a refletir na importância e na centralidade da pregação da Palavra de Deus no culto e na vida da igreja.
Muitas igrejas têm abandonado e desprezado a suficiência da Bíblia e como consequência a igreja tem entretido bodes e desnutrido as ovelhas.
Um dos grandes temas da Reforma foi o Sola Scriptura que enfatizava a supremacia, a suficiência e prioridade da Palavra de Deus! A Bíblia havia sumido dos púlpitos e das mãos das pessoas, Tyndale foi um grande guerreiro na batalha para que nós hoje tenhamos acesso a Bíblia!
Ele tinha a certeza de que o problema principal da igreja era porque a Palavra havia sido escondida das pessoas...” (The New Foxe´s Book of Martyrs – Logos, pg. 126)
Que ao olharmos para a vida de William Tyndale nós sejamos incendiados com paixão e zelo em estudar, ler, refletir e acima de tudo viver a Palavra de Deus!
Tyndale não só lia e estudava, mas ele colocava em ação a sã doutrina, “A doutrina e piedade de Tyndale eram tão poderosas, que durante seu tempo em prisão (mais de um ano), é dito que ele converteu o carcereiro, a filha dele e muitos outros da família do carcereiro” (The New Foxe´s Book of Martyrs – Logos, pg. 133)

2 - A IMPORTÂNCIA DO ESFORÇO:
Tyndale nos mostra o quanto o Senhor pode usar todo o nosso esforço. William foi um homem que se dedicou muito ao estudo de línguas – principalmente o hebraico e grego bíblicos – Deus usou toda a dedicação desse homem em seus estudos para fazer com que hoje nós possamos nos sentar na igreja, em casa, no ônibus e na praça com uma Bíblia em nossa língua. II Tm 2:7 Reflita no que estou dizendo, pois o Senhor lhe dará entendimento em tudo.
Tem muito cristão preguiçoso e vagabundo, por isso nunca foi e nunca será usado pelo Senhor! Hb 5:12-14 12De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido!13 Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça.14 Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.
Complacência e preguiça são condenados pelo Senhor - Pv 10:4 As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza
Que William Tyndale te inspire a se esforçar!
3 - A IMPORTÂNCIA DO ENTENDIMENTO DA GRAÇA E SOBERANIA DE DEUS:
Ao mesmo tempo em que William Tyndale sabia da importância do esforço, de se dedicar ao estudo e ao árduo trabalho ele tinha plena convicção de que era Deus quem ‘efetua tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele’ (Fp 2:13).
A chave para a realização espiritual é trabalhar duro, e saber, e acreditar, e sentir-se feliz pelo fato de a graça soberana de Deus ser a causa decisiva de todo bem proveniente desse esforço” (John, Piper –Completando as Aflições de Cristo – Fiel, pg.41).
William sabia que Deus era quem estava no controle de todas as coisas e que a publicação das Bíblias só ocorreria se Ele permitisse.
Tyndale entendia que só o Evangelho podia libertar o homem da escravidão do pecado, diferente de Erasmo que cria na liberdade do homem, Tyndale assegurava a doutrina da graça. “Pela graça somos arrancados do Adão, solo de todo mal, e somos enxertados em Cristo, a raiz de toda bondade. Em Cristo, Deus nos ama, seus eleitos e escolhidos, antes do início do mundo, e nos reservou para o conhecimento de seu Filho e deu seu santo evangelho; e quando o evangelho nos é pregado, ele abre nosso coração e nos concede a graça de crer e pôr o espírito de Cristo em nós; e o conhecemos como nosso Pai mais misericordioso e harmonizamos a lei e o amor a ele no interior de nosso coração, e desejamos cumpri-lo, e lamentamos se não o fazemos” (Piper, pg. 47).
4 - A IMPORTÂNCIA DO SOFRIMENTO E MORTE NA VIDA DO CRISTÃO:
Tyndale conhecia a Palavra e conhecia o seu Salvador, por isso ele conhecia o papel do sofrimento na vida do cristão. Muitos cristãos desconhecem o poder do sofrimento na vida cristã, pois não conhecem a Palavra e nem o Salvador.
Veja as palavras dele para o seu grande amigo John Frith, quando Frith estava prestes a ser queimado vivo por promover a propagação da Palavra:
Sua causa é o evangelho de Cristo, uma luz que deve ser alimentada com o sangue da fé. [...] Se quando formos esbofeteados por fazer o bem, sofrermos pacientemente e suportarmos, isso é aceitável para Deus; pois somos chamados para esse fim. Pois Cristo também sofreu por nós, dando-nos o exemplo, para que sigamos seus passos, aquele que não pecou. Assim, percebemos seu amor, que ele deu sua vida por nós; por isso também devemos dar nossa vida pelo pagão. [...] Não deixe seu corpo desfalecer. [...] Se a dor estiver acima de suas forças, lembre-se: ’O que vocês pedirem em meu nome, eu farei’. E ore para nosso Pai em nome dele, e ele acalmará sua dor ou a encurtará’. [...] Amém” (Piper, pg.57)
5 – O ENTENDIMENTO DO ALTO CUSTO DE LEVAR A PALAVRA PARA AS PESSOAS:
A vida de Tyndale nos deixa bem claro quão verdadeiras são as Palavras de Jesus e dos apóstolos:
“"Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará.” (Mt 10:37-39)
“Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto. Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna.” (Jo 12:24-25)
At. 14:21-22 – [depois de Paul ser apedrejado] Eles pregaram as boas novas naquela cidade e fizeram muitos discípulos. Então voltaram para Listra, Icônio e Antioquia, fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: "É necessário [dei – necessidade, necessidade divina] que passemos por muitas tribulações”
Mat.10:22 – Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.lações para entrarmos no Reino de Deus".
Essas são as palavras de William Tyndale em seu livro, The Obedience of a Christian Man.
Se Deus promete riquezas, o caminho para ela é a pobreza. Quem ele ama, ele disciplina; quem ele exalta, ele desencoraja; quem ele salva, primeiro, ele amaldiçoa; ele não leva nenhum homem para o céu a não ser que, antes, leve-o para o inferno. Se ele promete vida, ele o mata primeiro; quando ele edifica, primeiro, derruba tudo. Ele não é de remendar, não pode edificar sobre a fundação de outro homem. Ele não começa a operar até que tudo fique irremediável e chegue a tal ponto que todos possam ver sua mão, seu poder, sua misericórdia, sua bondade e verdade operaram tudo junto. Ele não deixará que nenhum homem divida com ele seu louvor e glória. Por isso, procuremos de forma diligente para onde somos chamados para que não enganemos a nós mesmos. Somos chamados não para disputar, como os discípulos do papa fazem, mas para morrer com Cristo para que possamos viver com ele e para sofrer com ele para que, com ele, possamos reinar.” (Piper, pg.56)
Em dias em que a Bíblia é desprezada a vida de Tyndale nos leva a refletir:
O que temos feito com a preeminência e suficiência da Palavra de Deus?
Quanto você tem se esforçado para que as pessoas tenham contato com o evangelho genuíno?
Quão alto preço você está disposto a pagar para que o nome de Deus seja glorificado?
A vida de Tyndale é com certeza uma vida, como o autor de Hebreus coloca, que nos motiva a nos livrarmos ‘de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e correr com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé’ (Hb 12:1-2).
Tyndale é um vencedor como o livro de Apocalipse descreve: “Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida” (Ap 12:11).
Ele se encaixa no padrão bíblico de discípulo – “Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: ‘Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. 35 Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará.36 Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? 37Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma?’” (Mc 8:34-37)
William Tyndale negou todas as suas vontades para seguir a Jesus – ele nunca teve o prazer de se casar e constituir uma família, foi odiado, desprezado e traído, passou grande parte da sua vida exilado - sem poder voltar para a Inglaterra (sua casa) – foi estrangulado e queimado. Só porque ele queria que a Verdade de Deus estivesse nas mãos de todas as pessoas!
Esse foi um homem que viveu a verdade do Salmo 19:10 – [as ordenanças do Senhor] São mais desejáveis do que o ouro, do que muito ouro puro.
Quão alto preço você está disposto a pagar para levar o Evangelho para as outras vidas?

Bibliografia:
Schaff – History of the Christian Church, Volume VI, Eerdmans
Earle Cairns – Christianity Through the Centuries, Zondervan
John Foxe – The New Foxes Book of Martyrs, Logos
John Piper, Completando as Aflições de Cristo, Shedd 



0 comentários:

Postar um comentário

 
;